terça-feira, 29 de outubro de 2013

Músicas de Britney Spears viram armas contra piratas na África

Músicas da cantora norte-americana Britney Spears vêm sendo usadas para afastar piratas somalis na costa da África. De acordo com o jornal ‘The Mirror’, a medida é extremamente eficaz para impedir as abordagens dos criminosos.

Hits como ‘Baby One More Time’ e ‘Ops! I Did It Again’ são os mais utilizados pelas embarcações contra os criminosos, que não suportam ouvir as canções mesmo usando protetores de ouvido. A medida é tomada como uma segunda linha de defesa após as negociações via rádio não surtirem efeito.

Segundo Rachael Owens, uma oficial da marinha mercante de 34 anos, as músicas realmente têm desmotivado os piratas durante os ataques.

A escocesa afirma que as canções foram escolhidas pela equipe de segurança que acompanha os navios. “Eles não suportam a cultura ocidental. Sendo assim, músicas como as de Britney são perfeitas para afastá-los”, explicou.

A costa leste africana é um dos maiores pontos de pirataria do mundo. Somente em 2011, 176 ataques contra navios mercantes e petroleiros foram registrados. Os piratas abordam os navios, sequestram a tripulação e pedem enormes quantias de dinheiro às empresas responsáveis pelas embarcações como resgate.

A Armada Real da Inglaterra mantém 1.500 marinheiros e 14 navios de combate para patrulhar a área e garantir a segurança dos cargueiros e petroleiros. Segundo Rachel, os alto falantes são voltados na direção dos piratas durante os ataques, coibindo assim suas ações sem o uso de armas de fogo.

“Imagino que usar músicas de Justin Bieber iria até contra a Convenção de Genebra”, brincou Steven Jones, oficial da segurança da Associação da Indústria Marítima.

Ele afirma ter sido o primeiro a utilizar este tipo de música contra os piratas e rapidamente espalhou a ideia. “Os piratas se afastam o máximo possível assim que ligamos a gravação”, completou.

Fonte: Blog Eita!.

Um comentário:

  1. Mentira não existem piratas na Somália, o que existem são pescadores desesperados com o lixo atômico e químico que os Estados Unidos , Inglaterra China e outros países jogam no oceano perto da Somália e que tem destruído a vida marinha e está contaminando a Somália.

    ResponderExcluir

Aumentar visualizações blog