domingo, 20 de outubro de 2013

1º homem totalmente biônico anda, fala e respira

Ele anda, fala e tem um coração batendo, mas não é humano - é primeiro homem totalmente biônico do mundo.

Como o monstro Frankenstein, improvisado a partir de uma mistura de partes do corpo, o homem biônico é um amálgama das próteses humanas mais avançadas - desde membros robóticos até órgãos artificiais e um sistema circulatório de bombeamento de sangue.

Walker e Matthew Godden montaram o homem biônico a partir de órgãos artificiais doados por laboratórios de todo o mundo.

"Nosso trabalho era montar uma grande coleção de partes do corpo, transformando essas peças em um homem biônico", Walker disse durante uma entrevista. Mas não é tão simples como montar Lego. "Você geralmente coloca uma parte protética em um ser humano que não tem essa parte, mas nós não tínhamos nenhum ser humano - nós construímos um para que os componentes protéticos pudessem ocupar."

O robô custou quase US$ 1 milhão para ser construído, e embora tenha uma precisão e variedade incrível de movimentos, de vez em quando ainda deixa cair a bebida de um copo. "Ele não é o melhor bartender do mundo", brincou Walker.

O robô ostenta um par de tornozelos e pés robóticos projetados por Hugh Herr, do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), que perdeu suas próprias pernas depois de ficar preso em uma tempestade de neve quando adolescente.

Para apoiar suas pernas protéticas, o homem biônico usa um exoesqueleto robótico chamado "Rex", feito pela Rex Bionics, na Nova Zelândia. Seu estranho jeito de caminhar o torna mais Frankestein do que nunca.

Órgãos feitos artificialmente
Mas não termina aí - o homem biônico também usa um conjunto quase completo de órgãos artificiais, incluindo um coração, pulmões, traqueias, pâncreas, baço, rins e um sistema circulatório funcional.

O coração artificial, feito pela SynCardia Systems em Tucson, EUA, foi implantado em mais de 100 pessoas para substituir seus corações enfermos enquanto esperavam por um transplante, disse Walker. O sistema circulatório, construído pelo pesquisador médico Alex Seifalian, da University College London, consiste em veias e artérias feitas de um polímero usado para criar órgãos sintéticos.

Embora não seja 'completo', o cérebro do homem biônico pode imitar algumas funções do cérebro humano. Ele tem uma prótese de retina que pode restaurar a visão limitada de pessoas cegas. Ele também ostenta um implante coclear, reconhecimento de voz e sistemas de produção de fala.

O homem biônico simula com sucesso cerca de 2/3 do corpo humano. Mas ele não tem alguns órgãos importantes, incluindo o fígado, estômago e intestinos, que ainda são muito complexos para serem reconstruídos em laboratório.

O homem biônico traz à tona algumas questões éticas e filosóficas: A criação de algo tão humanoide ameaça as noções do que significa um ser humano? Até onde podemos melhorá-lo?

Fonte: Blog Mistérios do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aumentar visualizações blog