quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cientistas criam dente utilizando urina

Um novo estudo mostra que as células-tronco extraídas da urina podem ser transformadas em estruturas rudimentares como dentes. E os pesquisadores fizeram dentes crescer dentro de rins de camundongos.


Para fazer os dentes, Duanqing Pei, que trabalha na Academia Chinesa de Ciências, em Guangzhou, misturou as células-tronco com as células do tecido conjuntivo de camundongos. Esta mistura foi cultivada durante dois dias antes de ser implantada sob a camada externa de um rim de um camundongo. Uma vez lá, as células foram induzidos a tornar-se o tecido epitelial dentário, e, eventualmente, o esmalte.

É importante notar que os dentes eram mais brandos do que os dentes normais (provavelmente porque eles não estavam sendo usados), e um pouco disformes. Os pesquisadores não sabem como fazê-los crescer de tal forma que eles tenham a forma exata e o tamanho de dentes específicos (como os molares e incisivos).

Mas, eventualmente, os pesquisadores esperam superar esses problemas e ver a sua técnica utilizada em ambientes clínicos.

"Os dentes são vitais não só para um bom sorriso, mas também uma boa saúde", escrevem os autores do estudo. "No entanto, nós perdemos dentes regularmente devido a acidentes ou doenças. Uma solução ideal para este problema é regenerar dentes com células dos próprios pacientes."

Quanto ao uso da urina humana como fonte para as células, Pei explicou que está é "a fonte mais conveniente."

Mas Chris Mason, biólogo da University College, de Londres, disse que a urina é um ponto de partida pobre, citando um risco de contaminação mais elevado do que outras fontes de células.

Fonte: Blog Mistérios do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aumentar visualizações blog