quinta-feira, 11 de abril de 2013

Gatos com olhos de cores diferentes

Quando pensamos em olhos, geralmente pensamos em olhos da mesma cor. No entanto, em ambos, seres humanos (como artista musical David Bowie) e animais - incluindo o gato - há casos em que os olhos vêm em duas cores diferentes.

Em uma condição chamada heterocromia completa, a totalidade da íris de um olho tem uma cor diferente da íris do outro olho. Heterocromia parcial, por sua vez, ocorre quando uma parte de íris é de uma cor diferente do resto da íris de um único olho.
A forma completa de heterocromia se destaca por sua beleza intrigante. Um olho pode ser azul, enquanto o outro podei ser verde, amarelo ou âmbar.

Esta variação na cor dos olhos não é considerado uma doença. Isto pode ocorrer em gatos que tiveram alguma doença ou lesão, e naqueles que possuem o gene branco dominante (epistático) ou o gene das manchas brancas.
O gene de melanina pára de formar pigmento numa das íris. Raças puras como o Van e Angorá turcos são propensos à mutação genética.

Alguns dos gatos com olhos de suas cores são surdos, mas a maioria não. Sessenta a 70 por cento dos gatos podem ouvir, mas os gatos brancos com um ou dois olhos azuis são mais predispostos à surdez genética.

Em algumas exposições de cães, a variação na cor dos olhos pode ser considerada um fator negativo, ao contrário dos gatos, que são muito premiados por essa condição.

Na Turquia, o Jardim Zoológico de Ankara e o o governo apoiam a criação de gatos da raça pura angorá branco que tenha um olho azul e o outro âmbar desde 1917. A lenda também diz que o gato do profeta Maomé, Muezza, tinha um olho de cada cor.

Todos os gatinhos nascem com olhos azuis que mudam de cor ao longo dos primeiros dois meses de suas vidas.

16 comentários:

  1. Gostaria de saber se é verdade que gatas com olhos de cores diferentes são estéril, (não tem filhotes)???????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estéril costuma ser o gato macho de 3 cores, mais é mais fácil acertar na mega sena que achar um macho de 3 cores, digo na pelagem.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Não. Elas podem criar normalmente. Assim como os machos tb

      Excluir
    4. Não. Elas podem criar normalmente. Assim como os machos tb

      Excluir
  2. ola com quanto tempo muda a cor dos olhos do gato ??

    ResponderExcluir
  3. Sobre surdez e estéril é mito! Tenho uma gatinha branca com olhos de cores diferentes,ela já teve filhos e ouvi muito bem. Pelo menos a minha é perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem 3 anos e nunca mudou a cor dos olhos

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. David Bowie não tem heterocromia,ele sofreu uma lesão no olho numa briga quando era adolescente,e por isso sua pupila fica dilatada o tempo todo.
    Heterocromia é falta de melanina,por exemplo,o olho azul é falta de melanina,que deveria ser castanho,é por isso que pessoas com olhos claros geralmente costumam ter que usar óculos.Nas lesões,o olho lesionado fica como o do David,além de sentir dores e desconforto constantes!

    ResponderExcluir
  6. Adotei uma gatinha branca com 1 olho azul e outro esverdeado, mas ñ sei qual a raça dela, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Tbm tenho um lindo gatinho assim o amo muito

    ResponderExcluir
  8. Meu gato tem dois anos e agora que mudou a cor.....azul e amarelo

    ResponderExcluir
  9. Meu gato de estimação é Branco e tem um olho azul e outro amarelo.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho heterocromia meus olhos são de cores diferentes nasci assim um é castanho e o outro é mel se alguem quiser me procurar nas redes socias eu reapondo perguntas
    Samuel davi
    Meu email para achar mais rapido
    davi.samuel92@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Perdi meu gato branco
    Depois 13 anos com agente
    Ele foi envenenado
    Pensei que jamais teria um
    Outro gato com olho amarelo e azul
    Mais um mês depois ganhei um
    Da mesma raça com os olhos azuis
    E agora apóia um mês os olhinhos
    Mudaram de cor e ficou igual o outro
    Foi um presente de Deus.

    ResponderExcluir

Aumentar visualizações blog