quinta-feira, 11 de abril de 2013

Gatos com olhos de cores diferentes

Quando pensamos em olhos, geralmente pensamos em olhos da mesma cor. No entanto, em ambos, seres humanos (como artista musical David Bowie) e animais - incluindo o gato - há casos em que os olhos vêm em duas cores diferentes.

Em uma condição chamada heterocromia completa, a totalidade da íris de um olho tem uma cor diferente da íris do outro olho. Heterocromia parcial, por sua vez, ocorre quando uma parte de íris é de uma cor diferente do resto da íris de um único olho.
A forma completa de heterocromia se destaca por sua beleza intrigante. Um olho pode ser azul, enquanto o outro podei ser verde, amarelo ou âmbar.

Esta variação na cor dos olhos não é considerado uma doença. Isto pode ocorrer em gatos que tiveram alguma doença ou lesão, e naqueles que possuem o gene branco dominante (epistático) ou o gene das manchas brancas.
O gene de melanina pára de formar pigmento numa das íris. Raças puras como o Van e Angorá turcos são propensos à mutação genética.

Alguns dos gatos com olhos de suas cores são surdos, mas a maioria não. Sessenta a 70 por cento dos gatos podem ouvir, mas os gatos brancos com um ou dois olhos azuis são mais predispostos à surdez genética.

Em algumas exposições de cães, a variação na cor dos olhos pode ser considerada um fator negativo, ao contrário dos gatos, que são muito premiados por essa condição.

Na Turquia, o Jardim Zoológico de Ankara e o o governo apoiam a criação de gatos da raça pura angorá branco que tenha um olho azul e o outro âmbar desde 1917. A lenda também diz que o gato do profeta Maomé, Muezza, tinha um olho de cada cor.

Todos os gatinhos nascem com olhos azuis que mudam de cor ao longo dos primeiros dois meses de suas vidas.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se é verdade que gatas com olhos de cores diferentes são estéril, (não tem filhotes)???????????????

    ResponderExcluir